terça-feira, 16 de abril de 2013

Info/Agenda:Lama, o melhor do punk finlandês no Brasil!! (Abr/2013)


Descobri o Lama e o punk finlandês em 1983, no zine SP Punk ( feito pela Meire e Callegari) e diferente dos dias de hoje onde informação esta 100% a sua disposição, saber que existia punk na Finlândia era DEMAIS.
Lembro que liamos e relíamos varias vezes o mesmo zine, até que os nomes das bandas, discos e demais informações estivesses gravados forte na sua mente, pois na época conhecimento era tudo.

Lama


O Lama foi formado em 77 e vem de Helsinque, capital da Finlândia. Como todo inicio, teve muitas entradas e saídas e alterações de posto, afinal no começo de muitas bandas punk, principalmente naqueles anos ninguém sabia tocar porra nenhuma e assim iam descobrindo o que faziam melhor...baixo, vocal, guitarra, bateria ... ao longo da formação da banda. Mas definitivamente tinha muita coragem e garra de tocar um projeto assim saído do nada.

Lama


Lama




O Primeiro compacto da banda, intululado  Totuus Löytyy Kaurapuurosta foi lançado em 1980.

O segundo e o terceiro 7" - saem no mesmo ano, 1981 e um ano depois o seu unico disco (LP), quem vem com o mesmo nome da banda - Lama (traduzido por alguns como: deontes).
E em 1983, mais EP e em seguida uma compilação com todos os compactos lançados. Infelizmente esses foram o Legado que o Lama nos deixou, uma pena.

Lama

Após isso a banda acaba, alguns de seus ex-membros tocam em outras bandas mas nenhuma com o status do Lama.

Existem muitas histórias interessantes sobre o Lama, como por exemplo, ela era a unica banda com livre acesso de tocar em Helsinque (capital da Finlândia  e Tampere ( a outra cidade que tinha uma cena forte de Punk Rock) pois os punks de uma cidade eram tretados com os da outra (isso soa conhecido pra vc, old school friend??) 


Outra lenda (mas eu chutaria que é verdade) é que eles só ensaiavam muito bebaços, a base de Sorbus uma bebida feita com umas frutinhas do mesmo nome.

O EP Väliaikainen tem uma das capas mais bacanas ever, se ligue:


O primeiro lançamento do Lama no Brasil, foi no melhor do estilo DIY (uma das coisa que me fez ligado no punk), uma fitinha K7 que era vendida baratinho e corria de mão em mão e agitava a beberagem dos sábados a noite.




Agora chega de papo e vamos ao que interessa: A banda vai reunir e tocar aqui no Brasil (reza a lenda que até um documentários isso irá virar) e se eu fosse vc não perderia, pois não creio numa nova chance de vê-los.



Não conhece nada da banda? Ou Conhece e quer se animar pro show? Ai vai... Punk Rock Finlandes Fudido pra vc, sem babaquices. 







Aguardem a resenha do show e muitas, muitas fotos!!

Flavio “Loco” Ferraz
Facebook: Flavio Loco

Nenhum comentário:

Postar um comentário