sexta-feira, 28 de março de 2014

Breaknecks dividindo as aguas da Kustom Kulture Brasileira!!

Kustom Kulture é uma das minhas paixões, carros fudidos, lindas pin ups, bandas fudidas de estilos diferenciados, muita arte, seja nos carros, nas tatuagens, nas camisetas, visuais caprichados...  uma visão comportamental diferenciada e com muito estilo. E também tem o fato de manter as raízes, pois como sempre digo sem passado não temos futuro!
Aqui no Brasil ainda estamos engatinhando quando falamos de Kustom Kulture, mas com um foco de batalha aqui e outro ali a coisa vai caminhando, mas acho que desta vez o passo pode ser um pouco mais largo.
Pois um visionário entrou de cabeça numa batalha pesada que pode mudar o rumo de muita coisa... Ricardo deu uma acelerada, que tenho certeza, vai trazer muita gente com ele. Foi criada uma referencia: a Breaknecks (calma logo você vai conectar todo esse papo) já é um divisor de águas em vários quesitos relacionados a Kustom Kulture e provavelmente vai inovar mais e mais... não só essa marcar, mas seu idealizador que além de sempre estar com novas e boas ideias... não tem medo de colocar a mãos na massa e por suas ideias em pratica... 
Então vamos entender melhor tudo isso e conhecer Ricardo e a Breaknecks!


Bem vindos à Breaknecks!

LAGG: Bom comecemos pelas apresentações.
Ricardo: Meu Nome é Ricardo Faria e sou dono das marcas Breaknecks e Stay True.

LAGG: Que levou você a montar uma loja completamente foda do padrão do brasileiro genérico (aquele que curte pagode, chinelo de dedo, carro: significa quanto mais novo melhor e se o som faz um baita barulho alto melhor ainda)?
Ricardo: Toda essa parte de roupa sempre tive vontade de montar e principalmente quando voltei de Inglaterra, fiquei trabalhando 6 anos em Camden Town num pico rockabilly e comecei a conhecer mais isso lá com eles e pensei, no Brasil não tem nada igual, ai voltei em 2009 e montei a Breacknecks.

The Elephants Head Pub - Londres

LAGG: O foco principal da loja é abastecer a galera que aprecia Kustom Kulture?
Ricardo: O foco é trazer um pouco de informação da cultura californiana que surgiu em SoCal (sul da Califórnia) e é ligada muito aos anos 50.


LAGG: Opa, vamos dar um breque e falar pros leitores, um pouco do que é KK, acho que muitos ainda não tem ideia do que é isso. Qual sua concepção dessas duas palavrinhas?
Ricardo: A cultura começo na década de 50...hummm até antes, na década de 30. Com os soldados que voltavam da guerra e com o conhecimento que tinham começavam a mexer nos carros. Em 50 começou a customização verdadeira, pois antes era tudo adaptado.
N. do E.: Ai vai um link do Wikipedia, se vc quiser fuçar mais: Kustom Kulture


LAGG: Pera explica a diferença de um carro customizado e um não customizado.
Ricardo: O Carro customizado é como você quer. A pintura como você quer, a roda que você quer, o interior que você quer então num é a fábrica que vai ditar. É isso, os caras começaram a fazer as mudanças ali no sul da Califórnia e isso vem vindo e evoluindo até hoje.


Um Fusca padrão e um Fusca customizado (Hot Rod)

LAGG: Anteriormente (antes de ira pra Londres), você já tinha ligações com o ambiente Kustom Kulture?
Ricardo: Não, não tinha. Tinha uma base de skate e comecei a conhecer isso em 2003/04 trabalhando nesse bar em Camden. Lá era uma baita mistura, punks, rockers, skins e eles chegavam de Rat, Hot, motos... fui ficando curioso, me interessando pela parte de roupas e dai brotou a ideia.

LAGG: Você tem Hot, Rat ou Bike?
Ricardo: Tenho tudo isso ai e nada anda... Tinha um 51 furgão, Chevrolet que vendi. Que trouxe de Minas Gerais.

LAGG: Nossa que demais conte uns detalhes dessa história pra galera...
Ricardo: Era o que se chamava de leiteira, e como eu fazia muito evento na época, quis comprar esse carro pra fazer os eventos. Viemos dirigindo de Minas até aqui, uns mil quilômetros e gastamos uns dois mil reais de gasolina!!

Furgão Chevrolet 51

cont.- Tinha um cara locão, viciadão em carros, fui na garagem do cara e tipo novo (de alugar pra casamento) tinha uns 10, carro picotado uns 20, motor devia ter uns 50 e a mulher dele disse, nosso filho num gosta, quando ele morrer vou me desfazer de tudo!! Ai disse: -Pelamor de Deus, se for vender, me liga!!
Agora to com um 1930 da FORD, Flathead (Flathead é um motor clássico difícil de se encontrar) e eu quis montar como antigamente, ele é todo enferrujado, mas funciona certinho...tudo zerado! E alias to vendendo também.

Ford 1930 (Flathead)

Bike to com uma CB 400 chopper anos 70, meio que indo na contra onda de ter essa motos novinhas. Ela tá hardtail, trouxe tudo de fora, pintura flake roxo/rosa. (Ricardo ta sem fotos dessa belez, mas o LAGG vai tentar correr atras!)


LAGG: Que outras vertentes do Kustom Kulture você curte? Pin-ups, Musica? Tattoos?
Ricardo: Tatuagem desde sempre, com meu primeiro salário fiz minha primeira tatuagem, que foi meu pai (tenho minha família inteira tatuada) isso em 1998. Música?? Sempre fui criado em meio ao punk rock, mas mesmo com pouco acesso eu era muito curioso, descobri o hardcore, também um ska, mais skacore...tipo Mighty Mighty Bosstones.

Tattoo da Familia

Tattoo da Breaknecks & Stay True (tem de acreditar no próprio trampo né?)

Tattoo pra Brodagem da Breaknecks!


LAGG: Por falar em Música… que estilo vc curte?
Ricardo: Ouvi muita coisa, hoje escuto muita Surf Music, estilão Dick Dale, mas tenho muito da influência do punk Rock & Hardcore, mas não essas coisas novas...

LAGG: Se você tivesse de escolher dois sons...fala pra mim...
Ricardo: Tava escutando agorinha... Tim Timebomb e Suicidal Tendencies

Bem hora de enobrecer nossa matéria com musica boa!!! Primeiro vamo sentar o pau e depois viajar!!! E conhecer melhor o estilo musical do Ricardo.


Suicidal Tendencies - You Can´t Break Me Down



Dick Dale - Medley Surfin


Bem duas insanidade depois, voltemos a entrevista...

LAGG: Existe algum vínculo da Breakneck com Música? Patrocínios, festivais, etc?
Ricardo: Tem o pessoal da Red Lights Gang que já patrocinei, mas continuo com contato com eles, as vezes eles aparecem aqui... mas hoje não estou patrocinando mais, mas acho que ainda vamos retomar as ideias.
Tem uns artistas que usam Breaknecks no Palco, tipo o Canisso dos Raimundos, mas também num vou por minha marca em qualquer um, isso não é a cara da Breaknecks... a gente não se prostitui em nenhum.momento.

LAGG: Outra coisa que me chama atenção na loja é a decoração, mistura muitas coisa, objetos vintage por exemplo...como foi essa concepção?
Ricardo: Eu morei fora né. Ia colecionando as coisas, muita cultura latina, tipo manta mexicana... quando o cara não tinha dinheiro para estofar o carro ele metia uma manta mexicana em cima e bora em frente. A loja é decorada com tudo que a gente gosta e só material original, não temos copias de nada é tudo original. Muitos Flyers que peguei por onde andava e acabou compondo tudo isso que você ta vendo...

Opa, pé no breque... vamos mandar uma fotinhos de detalhes de originalidade da loja... se ligue...

detalhes da Breaknecks

detalhes da Breaknecks

detalhes da Breaknecks

detalhes da Breaknecks

detalhes da Breaknecks

detalhes da Breaknecks

detalhes da Breaknecks

detalhes da Breaknecks

detalhes da Breaknecks

detalhes da Breaknecks

detalhes da Breaknecks
Babaram??? São cuidados especiais que fazem a diferença... mandamos essa serie em P&B pra ficar num clima mais old school!! Debulhação Maxima!! e agora retomando a entrevista...


LAGG: Vi vários desenhos loucos, nos seus produtos...o próprio logo da BN é demais... o ilustrador é brasileiro? Pode falar um pouco dele?
Ricardo: Quem começou com a gente foi o Vinicius, que faz nossas principais artes. Targino e Rafael também.

Fuçei no site do Vinicius e achei uma artes lindonas... pirem comigo!!


Arte Breaknecks - By Vinicius

Arte Breaknecks - By Vinicius

Arte Breaknecks - By Vinicius

Arte Breaknecks - By Vinicius

Arte Breaknecks - By Vinicius

Arte Breaknecks - By Vinicius

Só coisa linda.... e tem muitos outros trabalhos do Vinicius de dar agua na boca... já me bateu a ideia de fazer uma matéria dele... mais que merecido!! Pra quem quiser contactar o cara ai vai o site: Vinicius Amaro Works

Outro artista Breaknecks merece destaque... Targino...vamos ver por que...

Arte Targino

Arte Targino

Arte Targino

Arte Targino

Site: Targino

Só artista de promeira... e é isso tamos qualidade no mesmo nivel ou até maior do que na gringa...precisam de oportunidade e destaque.
Oportunidade a Breaknecks tá dando e destaque, ai é com a gente!! Sempre que possivel Loco A Go Go estará espalhando essas artes insanas...
Voltando a entrevista??? Bora.


LAGG: Creio que a loja é uma das pioneiras (nesse grau de qualidade), confere? Como você avalia o atual estágio do KK no Brasil?
Ricardo: Você vai crescendo e não deixa de gostar de carro e moto, isso não existe. O que acontece é as pessoas gostarem mais e menos... tem hora que tá bombando e hora que está lá em baixo. Hoje tá crescendo e ai aparecem os oportunistas, que querem vender tudo com um overprice. Hoje tá ficando uma coisa de rico... uma lataria a 30 mil...complica. Mas dá pra correr atrás com menos grana e mais atitude.


LAGG: Vamos fazer uma brincadeira com o estilo da loja... se você tivesse que escolher um banda, um carro e artista que melhor representasse a Breaknecks quais seriam?
Ricardo: Carro?? Meu Ford, 1930, Flathead, a banda é o Suicidal e Artistas...Targino e Vinicus, que criou o conceito da Breaknecks.

LAGG: Quais são os planos pro futuro e fique à vontade pra deixar qualquer recado pro leitores do Loco A Go Go.
Ricardo: Bem de futuro, nós vamos fazer um fanzine, vamos ter uma outra loja da Breaknecks, uma linha nova que é a Stay True, mesmo no Brasil que é tudo difícil eu não paro...


LAGG: Opa marca nova, fale um pouco mais dessa pegada da Stay True.
Ricardo: É uma marca tipo Skate da Califórnia nos 70/80. A Cena hoje é muito hip hop... yoyoyo... falta tudo na galera, Black Flag...falta tudo. E o recado é: Vamos apoiar a cena.. Apoiar quem está do seu lado... por que rico não vamos ficar, mas feliz com certeza!!



Opa... nem terminamos esse corre e tem outro nascendo... vamos ficar em cima do Ricardo e em breve teremos todos os detalhes sobre a Stay True... confesso que já empolguei, qualquer coisa que lembre Black Flag me anima e MUITO!!!

Bem a Breaknecks atende em dois picos:

R. Augusta, 2690, loja 311 - Na Galeria Ouro Fino
R. Wisard 382 - Vila Madalena

SITES:
Breaknecks
Stay True

E pra quem não entendeu o recado...vai na lata!! Curte Kustom Kulture???   NÃO fique de bobeira, vai pra cima, trabalhe no seu carro ou moto, se informe, escute um som foda pra ajudar a mente a pensar, use um visual bem louco e que tenha seu estilo, visite exposições, eventos, garagens, shows curta muito, seja feliz e não fique de "migué" pra ensinar quem não sabe...  playboy e estrelinha, aqui só anda de marcha ré!!

Bem se não ficou claro de novo... vou usar um aviso que tem dentro da Breaknecks... ai todo mundo vai entender!! A real que o bagulho é casca grossa!



Fechou...








Nenhum comentário:

Postar um comentário