terça-feira, 16 de julho de 2013

SKA Brasil II (Coletanea de SKA Nacional) - Mais um tiro na mosca da Radiola Records

Estamos perto de viver um novo marco na história do Ska brasileiro: O Lançamento da Nova coletânea de Ska da Radiola Records.
A Radiola esta na batalha do Ska a mais de uma década e em sua primeira coletânea (em fita cassete) lançou cinco dos expoentes do Ska nacional da época. 
Essa raridade teve o titulo de : Ska Punk Para Cacete. O cast era: Sapo Banjo, Randal Grave, Os Thompson, Diabolik e Homesick.

Como era? ai vai um som do Randal Grave (um cover da Roxette).


Tenho certeza que essa fitinha foi uma semente que germinou em muitos sons produzidos e lançados pela Radiola, mas acho que o principal fruto é a nova coletânea, que o Bruno Lancelotti, capitão da nau Radiola, esta preparando com amor e carinho pra novamente mudar os caminhos do Ska tupiniquim.

Para entender como eu cheguei a essa ideia...nada melhor que um papo com o Bruno, pra contar tudo sobre o novo trabalho e mais algumas coisinhas extras..bora lá!!! (no meio da entrevista vou salpicar uns sonzinhos das bandas que fazem parte da coletânea).

AGOGO: A quanto tempo a Radiola não lança uma coletânea??
Radiola: Na verdade só lançamos uma coletânea nesses 11 anos de selo. Foi um cassete, chamado “Ska Punk Pra Cacete”, que tinha Sapo Banjo, Os Thompsons, Randal Grave, Diabolik e Homesick. Foi nosso título de estreia, com as bandas que tínhamos no cenário naquela época.

AGOGO: Alguma banda reaparece? Alguma explodiu (no bom sentido (hehehe)?
Radiola: Dentre essas que citei, o Sapo Banjo segue na ativa e é atualmente a banda de ska mais antiga do Brasil, em atividade. Já se vão uns 15 anos que eles tão na estrada – e acabaram de gravar um disco novo. Eles estarão na Ska Brasil II.




AGOGO: A coletânea vai ter quantos sons??? Que bandas??
Radiola: 20 bandas. OMBJ, Coquetel Acapulco, Peixoto & Maxado, São Paulo Ska Jazz, Ba-Boom, Sapo Banjo, Pequena Morte, Abraskadabra, El Cabong, Rusty Machine, Ska Brothers, Desorquestra, Super Chaiz, Skafandros Orkestra, Don Robalo, StopFour, Rocksteady City Firm, Maxado, Ska Maria Pastora e Victor Rice

previa da capa do SKA BRASIL 2

AGOGO: Uau... 20 é um ótimo numero, pro caótico cenário Nacional... essas bandas estão distribuídas pelo Brasil todo ou como sempre a força é no Sul/Sudeste?
Radiola: Essa cena era meio invisível - até pra ela mesma. Espero que o disco "organize e promova" um pouco as coisas. A maior parte dos grupos é do sul/sudeste (PR, SP, MG, RJ) mas tem banda do nordeste (PE e CE) e tem mais banda, espalhada por outros estados, que acabou não entrando na coletânea por questões de prazo, espaço físico no disco etc.
O importante, ao meu ver, é que cada um bote seu bonde na rua, que se sinta incentivado a mostrar a que veio, tocando, gravando e tal.

BREQUE!!! - Peixoto & Maxado - Pra ir aquecendo!!

 Peixoto & Maxado - CarnaSKA (2012)

Peixoto & Maxado - CarnaSKA (2012)

AGOGO: Dessas quantas você espera lançar um CD completo futuramente??
Radiola: Eu gostaria de lançar todas, me proponho a ser parceiro, de alguma forma, de todas. A Radiola faz uma espécie de trabalho institucional "pró ska". Sinto isso como uma missão. Mas obviamente não há grana suficiente para se lançar todo mundo. A lógica atual de mercado é que cada grupo busque sua maneira de financiamento e busque os parceiros que achar melhor para seguir a diante. O que posso garantir é que toda banda de ska nacional poderá contar com nosso modesto apoio e distribuição, via web.

AGOGO: Qual a previsão de lançamento? A coletânea já tem um nome? Caso sim qual??
Radiola: A coletânea vai se chamar "Ska Brasil II". Talvez tenha um subtítulo, ainda estou pensando. O lançamento deve rolar no 30/Agosto.


Breque2 - Coquetel Acapulco, pra vcs... essa vocal arrebenta!!



Coquetel Acapulco - CarnaSKA (2012) 

AGOGO: Teremos um grande Festival de Lançamento? Incluindo uma atração Gringa?
Radiola: Teremos lançamentos. A ideia é levar esses shows e essas bandas o mais longe possível. Uma atração gringa pode vir atrelada a isso, mas não obrigatoriamente. Boto muita fé na ideia de intercâmbio.

AGOGO: Podemos dizer que ela será um retrato atual de como está o ska no Brasil atualmente?
Radiola: Sim, é um retrato, mas acima de tudo uma amostra do que rola. Temos mais bandas Brasil afora fazendo esse som.
Aliás, vale uma explicação. Temos um conceito do que é uma banda de ska. Algumas bandas tocam ska, mas não são bandas de ska. E outras tocam outros sons, além do ska, claro, e se enquadram perfeitamente nesse rótulo de "ska band".
É importante que as pessoas percebam que um grupo de ska também viaja por outros sons, como reggae, rocksteady, soul, calypso. E que também sofre influências de tantos outros gêneros que não são diretamente irmanados com o ska, como o punk.
Eu sempre friso isso. Não há contrassenso de um grupo de soul tocar um funk. Assim como um grupo de hardcore tocar algum mais cadenciado, punk. E não há contrassenso algum em um grupo de ska visitar outros sons direta ou indiretamente ligados à raiz.

Breque3 - Desorquestra - Adoro clipe com historinha e mulher bonita!!


AGOGO: Teremos o lançamento em vinyl também?
Radiola: Eu adoraria, mas ao menos por enquanto não. LP é um produto lindão, mas ainda muito caro. e teríamos um problema, a coletânea só caberia num LP duplo - mais caro ainda. A ideia de uma coletânea é divulgar grupos e nisso o digital tem um peso enorme. Ainda não defini o preço da coletânea, mas será algo acessível e barato. Além de termos distribuição digital via blogs, sites, de forma paga e gratuita.

AGOGO: A coletânea pode virar um vídeo ou documentário? Afinal daqui podemos ter uma reviravolta na cena Ska.
Radiola: A coletânea é um documentário em si, só que em formato de disco. Acho que vídeos virão naturalmente, com a atuação dos grupos.

AGOGO: Poxa ainda bem que temos a Radiola como Anjo da Guarda do SKA Nacional.. e quais são os planos de futuro do selo e da produtora???
Radiola: Putz, são muitos. Difícil até descrever, mas incluem shows, mostras, festivais, bandas nacionais, gringas. E incluem também outros olhares nossos sobre a música. Apesar de fãs de ska, não nos bitolamos. O maior desafio da radiola, como selo e produtora, é manter a nossa raiz e trabalhar também com outras cosias que a gente gosta muito, que vão do punk ao jazz, da música latina à africana.

Nossa to até com coceira nas mãos pra pegar esse coletaneazinha... podem ter certeza que assim que sair, vamos resenha-la aqui pra vcs!!!

Pra que vcs fiquem mais por dentro de tudo sobre esse disco, a Radiola, sobre o Ska nacional e pra fazer comprinhas nervosas de Ska (putz tem um LP do Slackers LINDÃO lá!!), vou deixar o Facebook da Informação: RADIOLA RECORDS & BOOKING

Pra finalizar...Breque 4: uma materinha que já tinha saído aqui no Loco A Go Go, com uma das bandas da coletanea: AbraSKAdabra

É isso parceiros... Go SKA!!

Flavio Loco Ferraz



Nenhum comentário:

Postar um comentário