sábado, 4 de janeiro de 2014

HQ: Novo Asterix - Asterix entre os Pictos!!

Bem essa foi a primeira aquisição literária de 2014. Nem sabia que tinha sido lançado e nem nas circunstancias em que foi lançado.
Ao pesquisar descobri que foi o primeiro sem Urdezo (lembro de Goscinny já faleceu a tempos) então rolou uma expectativa bônus que não se transformou em vibração.
Agora os textos são de Jean-Yves Ferri e os desenhos de Didier Conrad e destes dois gosto mais de Conrad, pois não se nota em momento nenhum queda de qualidade ou diferenças notáveis, então Didier tá aprovado!!
Bacana foi a explicação da capa, onde Obelix lança uma tora (desenhado por Urdezo) e Asterix Aponta pra ele e dá uma piscadinha (desenhado por Conrad) e reza a lenda que significa uma passagem de bastão (interessante). 


Embora tem visto (ao pesquisar as imagens) uma outra pseuda capa o Asterix e Obelix estão de Kilts... que achei bem mais “louca” !!



O Livro é o melhor dos últimos lançamentos, mas fica com uma avaliação mediana. Tem uma pegada clássica, com piadinhas mais adultas (a molecadinha Facebook não vai entender metade) e brincadeiras típicas do Goscinny como o Obelix chamando o monstro de lontra o tempo todo ou repetindo infinitamente a palavra “borboritmos” e esses mesmo, quase sempre remetendo para alguma canção. Pareceu um Ferri tentando ser um Goscinny.
Talvez por isso, não empolga, mas li que tá fazendo sucesso na Europa...ai outros virão... vamos torcer pra ter passado o medo da estreia e que Ferri se solte e seja mais ele mesmo nos próximos!!

Flavio “Loco” Ferraz


Um comentário: