terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Entrevista com Joe and The Wet Rags - Da serie: Psycho Attack Over SP #3

E lá vamos nós de novo “dando um talento” da nova edição do Psycho Attack Over SP, adoro isso por que além de pilhar a galera num festival que é ótimo e está criando suas raízes mostro várias bandas boas da cena psycho/rockabilly.
O cast escolhido pro PA Over SP #3 é: Joe and The Wet Rags, Reverendo Frankenstein, The Porres, The Krents e Kães Vadius.



Dessas bandas duas estão lançando CDs e uma é uma máster clássica, o que só pode fazer com que tenhamos uma baita festa.
Como nas edições anteriores vamos fazer ter matérias e entrevistas com o máximo possível de bandas, ai é louco por que você entra no clima e conhece o que tem de melhor na cena psycho/rockabilly.
A primeira creio que seja a mais nova e um das que está de CD novinho, Joe and The Wet Rags.
É formada por: Joe Marshall (vocal e guitarra), Maniac Biffs (baixo acústico) e Paul Strongbeat (bateria).
E o lance do trio é mandar chumbo no melhor rockabilly possível e sendo todos músicos com muita tarimba, só podem acertar a mão. Para ir a fundo trocamos uma ideia com Joe, então let´s dance com Joe and the Wet Rags. 

LAGG- Joe And The Wet Rags ainda não completou dois anos de vida e assim vamos pelo tradicional. Fale um pouco da formação da banda, sua criação e algo que pipoca alucinadamente na minha cabeça...o que significa wet rags???
Joe And The Wet Rags - Na verdade a ideia dessa banda eu tive em 2010, assim que voltei de uma tour na Europa com minha outra banda (Bad Luck Gamblers), mas esperei encontrar músicos bacanas para isso. Certo dia, meu amigo Borghi me convidou para fazer umas trilhas de um filme de zumbis chamado “Desalmados”, onde acabei gravando a batera com o Paul Strongbeat, foi aí que o conheci e depois formaria a banda com ele e o Maniac Biffs no baixo. Wet Rags é uma gíria dos anos 50 que significa nerds, pessoas que não se expressam, que não se impõem e tal... Achei legal esse nome... engraçado rs e soou muito bem!


LAGG- Por que a decisão de uma banda de rockabilly puro? Já que hoje em dia Psycho, Neo-Rockabilly e outros estilos estão bombando.
Joe And The Wet Rags - Então... Na verdade nós fazemos uma mistura, rockabilly puro nós não fazemos... Temos várias influências de rock´n´roll dos anos 50, country, neo-rockabilly e as usamos, mas tentamos manter o som mais limpo... Apenas guitarra limpa, sem overdrive e com efeito de echo... Quando quero mudar o som da guita, mudo na chave dos captadores.

Joe and The Wet Rags - Fonte: Acorde.


LAGG- Essa decisão acelerou ou atrapalhou o crescimento da banda?
Joe And The Wet Rags - Olha... Quando decidi montar essa banda, primeiramente pensei em minha músicas. Adoro fazer minhas músicas e tocá-las... Eu venho de outras bandas que sempre fizeram músicas próprias e lançaram discos, e é isso que quero fazer... Ainda tocamos alguns covers, mas logo tocaremos somente nossas músicas e não nos importamos se isso vai agradar ou não... Fazemos músicas que nos agradam.


LAGG- O Paulo é figura carimbada nos meio do street punk... como foi adaptar o estilo dele de baixar o braço neste novo conceito?
Joe And The Wet Rags - Boa pergunta!!! rs. O Paulo de uns anos pra cá vem curtindo rockabilly e rock anos 50... Ele tem ido a festivais no exterior e tal... Quando ele começou a tocar na banda, fui ensaiando com ele e dando uns toques. Ele já sabia os rudimentos, tercinas e tal, então foi fácil... Ele pegou bem rápido, afinal, ele curte muito esse tipo de som e ouve constantemente.


LAGG- Já o Biffs toca com você no Bad Luck Gamblers, ter uma dupla em duas bandas ao mesmo tempo não ancora uma delas? Como vocês decidem bombar uma ou outra?
Joe And The Wet Rags - Então... O Biffs quis participar do Joe and The Wet Rags... Eu estava sem baixista e ele se ofereceu para participar... Eu não me importo em ter duas bandas com mesmo baixista até mesmo porque os sons que fiz para o JWR nunca poderiam ser feitos pela BLG e vice-versa... É outra proposta... Menos bateria, não tem pedal duplo, os sons são mais lentos, as letras não são psycho... Enfim, não penso em bombar uma nem outra, até porque rockabilly/psycho não dá grana, só quero fazer minha música e lançar meus discos.

Poster antigo da banda

LAGG- Falando em bombar, vocês acabaram de lançar um CD... Conte-me sobre o processo de criação e gravação dele. Como está o desempenho dele na cena?
Joe And The Wet Rags - Oito faixas do disco eu escrevi em dois dias. As outras quatro faixas eu tinha escrito em 2010. A criação até que foi tranquila... Tiveram sons que fiz as melodias em 10 minutos, assim como tiveram sons que levei dias pra fazer... Acordando no meio da noite, pensando como resolver!! Rs mas foi de boa... As gravações de baixo e batera levaram oito horas tudo. Guitas e vocais levaram um pouco mais porque gravei um pouquinho por dia. Lançamos nosso primeiro CD dia 13/12/2013 e já vendemos mais de 250 cópias, um número muito bom para um curto espaço de tempo. Já enviei vários CDs para fora do país também... A galera aqui está aceitando bem, sempre tem um som que a galera gosta e tal... o CD está bem eclético dentro do “rockabilly”.
Aqui cabe uma notinha: Estou agitando e em breve teremos o CD: Back To My Hometown resenhado no LAGG!!! 

Enquanto o CD não vem, vamos num sonzinho disponibilizado pela banda, assim já vamos tendo uma ideia do que nos espera!

[soundcloud url="https://api.soundcloud.com/tracks/110090208" params="color=ff6600&auto_play=false&show_artwork=true" width="100%" height="166" iframe="true" /]

LAGG- Bem chegamos a cena. Tem uma pergunta que faço em quase todas as minhas entrevistas e vocês não vão escapar... Ai vai: Que acham da cena underground brasileira e como melhorá-la?
Joe And The Wet Rags - Tem muito o que melhorar, sem dúvida. Em 2002/2003 a cena underground punk/hardcore era muito melhor, mas a cena rockabilly era menor... Hoje em dia a cena rockabilly deu uma melhorada, as casas de shows deram um pouco mais de espaço o rockabilly (querendo um festa temática por exemplo) mas para o psycho não... O que andou surgindo foram mais festivais para a galera rockabilly como encontros de carros antigos, hot rods etc.. Mas, percebo hoje, que mesmo sem muitos lugares pra tocar existe bastante divulgação em blogs, zines, etc... Também tem muita gente que ajuda a divulgar as bandas através de redes sociais... Mas ainda faltam lugares decentes pra tocar e festivais, que são de extrema importância!!!


LAGG- Eu procuro sempre mostrar coisas novas no site, como Reverendo Frankestein (tem uma entrevista rodando) e Joe and the Wet Rags, mas por coincidência as duas bandas são novas, mas com músicos old school? Não estamos tendo reciclagem no underground? Essa geração atual tem algum problema?? Preguiça, Orgulhosa, Inculta... ou o que?
Joe And The Wet Rags - Eu acho que esses músicos old school querem é tocar e fazer sua música... Porque quem gosta mesmo de tocar e fazer música não consegue parar... falo isso por nós... rs. Essa geração atual acho que não tem paciência pra ficar treinando um instrumento com essas distrações que tem hoje em dia (internet, celulares, PS4... bla bla...), sei lá.. hehe


LAGG- Vocês tem ambições de cair na graça do grande público e ser uma banda popular?
Joe And The Wet Rags - Na verdade, não. Faço o que gosto e o que quero fazer... se cair na graça do grande público, "ótimo! Porém, acho improvável que isso aconteça"


LAGG- Bem agora com esse disco recém saído do forno, quais os planos pro futuro?
Joe And The Wet Rags - Bom... Como temos contatos na gringa e tal, estamos enviando vários discos pra lá para uma futura tour; tirarmos uma onda numa tour conhecendo pessoas diferentes e lugares diferentes; tocarmos nossas músicas com muita vontade; nos divertir fazendo vários videoclipes simples e bacana; fazermos mais discos !! rs


LAGG- Pra finalizar deixe uma mensagem... Uma não, duas!! Uma pro público de vocês e outra pra garotada que está chegando e quer montar banda e entrar de cabeça nesse mundo musical...
Joe And The Wet Rags - Obrigado a todos os brothers que nos acompanham! Apareçam nos shows, bebam muito curtindo um bom show! E pra quem está começando: Tenham força de vontade, amem a música e a cena, treinem seu instrumento um pouco por dia e façam suas próprias músicas! Valeu!


Foi isso...papo bom demais, agora é curtir o show deles no Psycho Attack Over SP#3... tamo junto nessa!

Flavio Loco Ferraz


Nenhum comentário:

Postar um comentário