quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Cloris Fountainebleau e o Burlesco - Serie: Psycho Attack Over SP #2

RETA FINAL.... Acelerem seus Hot Rods ou busões e vamos colar no Psycho Attack Over SP #2, tivemos entrevistas com TODAS as bandas do evento (menos a Rain Street Lords, que ainda faz seu primeiro show), você teve a chance de checar uma a uma e saber exatamente que só vai rolar o melhor. Perdeu alguma ou quer repassar...ok, ai vão os links

The Red Lights Gang


Bad Motors


Skizoyds


Os Degolados


Asteroides Trio


Rain Street Lords (Logo que a banda tomar corpo teremos uma matéria dela!!)

Mas ainda temos um ultimo trunfo nas mangas pra convence-lo que vai ser demais… teremos também a performance de Burlesco de Cloris Fountainebleau.
Mas vamos falar um pouquinho do Burlesco e da Cloris, nas palavras dela mesmo.

O Burlesque ou Burlesco como ficou conhecido no Brasil, é um tipo de arte que envolve striptease mesclado a outros tipos de disciplinas artísticas como teatro, canto, circo, dança, entre outros. A origem do burlesco acontece dentro da Commedia Dell’arte, uma forma de teatro de improviso oriundo da Itália dos séculos XV ao XVII.

A princípio, o burlesco foi muito difundido na Inglaterra e no século XIX chega aos Estados Unidos e Canadá se firmando dentro do Vaudeville, uma forma de show de variedades muito popular naquela época. O burlesco teve um papel fundamental na mudança de costumes, principalmente na visão sexual da mulher. O burlesco transformou o ato de despir-se em uma arte.




Além de fundir o striptease a outras formas de expressões artísticas, o glamour e as referências ao universo cabaret eram e são uma constante nas performances burlescas. Nos Estados unidos o burlesco desde sua chegada, foi se redefinindo ao longo de décadas até 1960. Hoje se assiste o revival do burlesco e do Vaudeville, que se iniciou nos anos 90 com alguns grupos interessados em renovar e revitalizar esta expressão de arte, essencialmente em Nova York e Los Angeles. Essas iniciativas nos anos 90 de revivalismo permitiram inspirar toda uma nova geração de performers nos EUA e Canadá, assim como também na Europa, Austrália, Ásia e Brasil. Nesse revivalismo há quem ainda apresente números com todas as características dos que eram apresentados antes, e há quem busque dar ao burlesco uma nova cara e a essa nova tendência deu-se o nome de Neoburlesco.

Ao contrário do striptease, no burlesco a performer nunca termina completamente nua. Como regra geral a performer termina sua apresentação de calcinha ou tapa-sexo e com os pasties nos seios (os pasties são acessórios burlescos que tem por função cobrir os mamilos das performers).

O Neoburlesco abriu novas possibilidades às performers, tornou as apresentações mais ricas e bem mais criativas. O Neoburlesco acompanha o tom revolucionário das demais vertentes artísticas de nossos dias. A performer é totalmente livre para criar tendo como fonte de inspiração as mais variadas temáticas e não só aquelas tradicionais; como também pode e deve brincar com todo tradicionalismo advindo dos números burlescos de outrora. No Brasil já contamos desde 2005 com algumas performers profissionais, como é o caso de Clóris Fontainebleau.

Clóris Fontainebleau é uma artista plástica e dançarina que desde 2011 se dedica ao burlesco. Iniciou seus estudos em danças vintage na Escola Burlesca de São Paulo em 2010. Em outubro de 2010 começou a estudar dança burlesca com Lady Burly na mesma escola. Em março de 2011 fez sua primeira apresentação profissional no palco do Clube Outs em São Paulo e desde então segue na carreira burlesca. Clóris Fontainebleau foca boa parte de seu trabalho no universo vintage, desde a escolha do repertório musical utilizado nos números, passando pelos figurinos, make-up e hairstyle. Por também ser amante e conhecedora da cultura polinésia e Tiki, já realizou alguns números inspirados nessa temática. E a partir de meados de 2012 passou a incluir a temática country na elaboração de algumas apresentações.

Cloris Fontainebleau no Galpão - Wash, Oil & Beer. Foto: Katia Reis. 

Realizar apresentações de burlesque junto com bandas também é uma das marcas de Clóris Fontainebleau. Ela já se apresentou com The Krents, The Porres, The Red Lights Gang e Caio Durazzo Rock’n’Roll Trio. E como Hula Dancer, Clóris já se apresentou com os The Dead Rocks.

Cloris Fontainebleau no Galpão - Wash, Oil & Beer. Foto: Katia Reis. 

Para quem estiver interessada em conhecer o burlesco e se aprofundar no estudo, Clóris indica a “Escola Burlesca de São Paulo”

Facil pirar em Burlesco e na Cloris né? Fique por dentro de mais detalhes na page dela no Facebook: Cloris

E se quiser fechar um show o contato é: cloris.fontainebleau@gmail.com (só não esqueça de me chamar!!).

Cloris Fontainebleau no Galpão - Wash, Oil & Beer. Foto: Katia Reis. 

Deixei por ultimo um videozinho da Cloris...mas bem chorinho mesmo...quer ver mais? Vá ao INFERNO no dia 21 de Setembro!!




Bem amigos...agora a gente se encontra no Psycho Attack Over SP #2




Flavio Loco Ferraz



Quer mandar material da sua banda e/ou evento pro Loco A Go Go???
Escreva para:
Flavio
Caixa Postal: 25925
CEP: 05513-970
São Paulo – SP



Nenhum comentário:

Postar um comentário