domingo, 25 de janeiro de 2015

Serie: Ilustradores Made In Brasil - Wendell Araújo

Esse é um projeto do Loco A Go Go que tem como objetivo dar espaço e expor um pouco a pessoa e os trabalhos de ilustradores nacionais que atuam no underground... e aqui cabe uma breve explicação: Todas início parecido, afinal nem todos leram todos as matérias dessa série e na sequencia uma entrevista e nesse meio todo o trabalho desses heróis!!!
E hoje vamos conhecer Wendell Araújo


Mark Simonetti

Ilustradores do Brasil Underground
Sempre fui apaixonado pelas imagens que povoaram minha vida underground. Foram cartazes de show, flyers, estampas dos shapes e adesivos de skate e surf, capas de discos (LPs e CDs), grafites, fanzines, quadrinhos alternativos (como a revista Animal) e qualquer outro lugar de tivesse um desenho que me fizesse parar por um momento.


Crumb

Mark Simonetti

Conforme fui amadurecendo e também por que as informações foram ficam mais acessíveis comecei a saber quem eram alguns deles... COOP (as mulheres opulentas e perversas), Marco Almera (com seu estilo retro e parceira de algumas das minhas bandas alternativas prediletas e antes do retro virar hype!), Crumb (um dos criadores do quadrinho underground e idelializador da revsita ZAP Comics), Mark Simonetti (Cpas de livros e principalemnte ilustrações com o tema Game Of Thrones) e Vernon Courtland Johnson (quem não pirou nos shapes da Powell Peralta???) ditavam a moda street!! Ed Roth fez a geração dos 60/70 alucinar com o Rat Fink... aliás ainda faz até hoje.



Ed Roth

Nos quadrinhos... Liberatore (Ranxerox), Max (Peter Punk), Ortiz e Segura (Burton e Cyb) e outros tantos mestres que nos alimentavam com suas ideias brilhantemente insanas! Bem poderia ficar um bom tempo citando minhas referências, mas hoje a ideia é falar de ilustradores BRASILEIROS. Esses gringos mesmo trabalhando pelo circuito underground, tem uma visibilidade muito grande e um grande número de fãs.

Os caras têm sites, fazem camisetas, livros, disponibilizam seus originais, sketchs, serigrafias pra venda, ou seja, existe uma cultura desse tipo de arte e consequentemente a chance deles viverem dos desenhos sem ter de ter outros trampos onde não façam o que realmente gostam. E eles mais do que merecem isso, pois são brilhantes.

Crumb
Mas e aqui no Brasil ???? É possível viver de arte para o mercado e público underground? Comecei pesquisando um pouco o público e a maioria nem sabe quem são os autores dos trabalhos que eles sabendo ou não, admiram dia a dia... Assim, escalei alguns amigos/ilustradores pra contarem o lado deles. Vamos dividir matérias individuais pra vocês curtirem bem essas pessoas incríveis e seus trabalhos, mais incríveis ainda... São eles: Daniel ETE, Ricardo Machado, Henrique Santini, Kaky Z., Guilherme Borgomoni e Marcelo Ducatti. Enquanto ficamos viajando nessa ideia uns dias...rapidão, a primeira entrevista foi ao ar... e como uma coisa leva a outra quanto mais pesquisava, mais descobria novos heróis pouco lembrados... mas tamos aqui pra mudar esse status e dessa vez jogaremos nossas luzes sobre Wendell Araújo...ai vai!!

LAGG - Por favor, apresente-se pros leitores do Loco A Go Go. Nome, apelido o que são e/ou fazem além de desenhar?
WA - Sou Wendell Araújo, 28 anos, autodidata, ilustrador, guitarrista da "Eu o Declaro Meu Inimigo" (banda de fastcore), vocal do "Nark" (banda de punk rock) e membro da "Brigada Muralista Palafita".


LAGG- O que levou você a desenhar?
WA - Ler e assistir Tintin do Hergé quando criança. Obrigado Tv Cultura.


LAGG- Quando e como seus desenhos/ilustrações passaram de hobby para trabalho?
WA - Trabalhava no escritório de uma empresa de logística, odiava meu trabalho, meus chefes mais ainda. Queria largar tudo pra me dedicar apenas a ilustração e fiz o que pude pra ser demitido sem JC. Ao sair, passei os meses do seguro desemprego estudando formas de negócio e comprando material. Entrei de cabeça há dois anos e não saio nunca mais.

Këtä Tri por Wendell Araújo

LAGG- Como foi a decisão de sair do padrão normal de todo desenhista iniciante? Tipo deixar de lado copiar os HQ e sair pras coisas bizarras, monstros, caveiras, ou seja, lá o que você desenhe?
WA - Ao final da adolescência, observando as artes do Raymond Pettibon. Ele mistura o traço de HQs dos anos 50 com temáticas e frases perturbadoras em uma única imagem. Depois disso comecei a tentar coisas novas sem abandonar o traçado.


LAGG- Quais são os ilustradores que te influenciam (gringos e brasileiros)?
WA - Busco referências no James Stokoe e Moebius. Dos brasileiros, sempre fui louco por Laerte.


LAGG- Quais técnicas você mais gosta e usa?
WA - Normalmente trampo com posca, nanquim e arte digital. Uso muita sombra chapada e cores vivas. Minhas ilustrações podem começar primeiro no papel e, arte-final na mesa, ou serem feitas completamente no pc. Depende do local que a ideia surge.


LAGG - Sua arte te sustenta financeiramente?
WA - Sim, exclusivamente. Se soubesse que meu hobby seria minha profissão, teria incendiado meu chefe antes.


LAGG - Quais obras suas estão por aí no underground e a galera nem faz ideia?
WA - Fiz as capas da Aloha Haole (surf), Libellulla (metalcore), Bobby CH (soundsystem), Gueto em Fúria (rap) e Davi Fireman (rap). Tive uma ilustração minha numa entrevista do Tuna para um site alemão, e vez ou outra alguém repassa em rede social uma arte de uma mulher numa bike, com uma corrente numa mão e um retrovisor de carro quebrado na outra.

Aloha Haole por Wendell Araújo

Vida Torta por Wendell Araújo

E vamos aproveitar pra mandar um som do Aloha Haole, pra vcs se sincronizarem em Artista, Arte e som.....pau!!!



LAGG - Cite as que você mais gostou de fazer e as com o melhor resultado.
WA - Tem uma chamada Këtä Trip que meio que se fez sozinha, as ideias foram fluindo. Cara, quando elas vêm assim é perfeito! Também curto qualquer ilustração que tenha feito pra shape/deck de skate, pelo fetichismo.


LAGG - Você trampa muito na brodagem? Ou seja faz desenhos de graças pros amigos) Como você encara isso?
WA - Curioso que todxs xs amigxs que falam comigo pra fazer uma arte, pedem orçamento de antemão. Tenho sorte de não ter que lidar com isso.


LAGG - Vamos mudar pra outra arte. Você curte som? Fale um pouco de suas bandas prediletas...e mande umas sugestões ao público do Loco a Go Go.
WA - Poderia matar essa com a lista dos melhores discos de todos os tempos na minha opinião?
- Neil Young - Rust never sleeps
- David Bowie - The rise and fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars
- Dinosaur Jr - You're Living all over me
- Sonic Youth - Dirty
- Cólera - Tente mudar o amanhã
- Ramones - Leave home

POxa essa resposta ficaria vazia sem um som, então aqui vai o complemento!! Um som do Disco: Tente Mudar O Amanhã - São Paulo



LAGG - Ainda em clima de mudança...além de desenhar, você atua em outras frentes? Escultura? Grafite? Outras mais?
WA - Faço parte de um projeto de muralismo com um grupo de amigxs, chamado Brigada Muralista Palafita. Pintamos palafitas, centro de moradores e bibliotecas comunitárias na favela do Bode, Recife. Apesar da influência do muralismo chileno, mais voltado pro manifesto, a BMP tem características próprias. Procuramos fazer a arte o mais simples possível pra que todo mundo possa pintar junto. Criança, idoso, que tenha iniciação artística ou não. Punk rock de pincel: você não precisa saber pintar, só precisa querer fazer. Acaba que o objetivo central nem é a arte, nem o manifesto, mas a reunião das pessoas e a troca de ideias.


LAGG - Acha que o mercado tem mais espaço pra ilustradores?
WA - Bastante e nunca falta trampo. Só depende de dedicação. Aconselho todo mundo que engaveta suas ilustrações a expô-las e ganhar a vida com o que se ama fazer. Vai sem medo!


LAGG - Acredita que as linhas de negócios como as utilizadas lá fora (Livros, Camisetas, Vendas de obras e cópias, bonecos...)podem dar certo no Brasil?
WA - Claro, a Panini é um bom exemplo de que isso é possível.


LAGG - Como você se compara aos ilustradores gringos (como base pode usar alguns dos que citei no começo da matéria)?
WA - Chegar um dia a fazer as landscapes do Moebius bastava pra mim.


LAGG - Você tem uma “marca registrada” como o Ed Roth tem o Rat Fink ou o COOP tem as mulheres “opulentas”, caso sim fale um pouco disso... como isso nasceu e o que significa pra você? - marca registrada
WA - Têm uns elementos recorrentes nas artes tipo cabos p10p10 e as barras do Black Flag. O significado é segredo.


LAGG - Como fico fuçando muito, vi que existe um caminho que muito gente esta usando no mercado externo. O de pôsteres fictícios. Explico desenham pôsteres de shows de bandas badaladas mas que nunca fizeram esses shows, um artificio pra venderem seu material… você faria isso?
WA - Acho válido! Tem alguns circulando pela net que são mais legais que os cartazes dos shows reais. No intervalo entre um trampo e outro comecei a fazer pôsteres pra cada música do disco Ziggy Stardust, do Bowie. Um projeto mais ou menos nessa pegada que você mencionou.

Stardust por Wendell Araújo


LAGG - O fim do uso de pôsteres nas ruas (em SP temos o cidade limpa), divulgação de eventos hoje ser fortemente feita por mídias digitais, minando a distribuição de flyers e por fim material de divulgação pobre (ex.: um pôster digital feito com os dados do evento em cima de uma foto qualquer) desanima a continuar com seu trabalho?
WA - Aqui em Recife RMR tem uma lei parecida, mas o pessoal continua a colar cartazes. Mesmo com a divulgação virtual, observo que a visibilidade do evento é maior quando tudo é bem feitinho, do cartaz à organização. Vez ou outra faço um cartaz pra show, inclusive.


LAGG - O que poderia ser feito pra melhorar a penetração do trabalho dos ilustradores em meio aos consumidores e/ou publico em geral?
WA - Poderia começar pelo caminho contrário. Quebrar nichos, sabe?


LAGG - Que planos de futuro você tem?
WA - Aprender a tatuar, dar sequência ao muralismo no Bode e o trabalho de ilustrador.


LAGG - Por favor sinta-se à vontade pra deixar um recado, desabafo ou qualquer outra coisa que queira...
WA - Gostaria de agradecer pelo espaço na LAGG e ao pessoal que acompanha e divulga meu trabalho. Muito obrigado!

Satanic Maracatu por Wendell Araujo


Quem estiver afim de ver mais das ilustrações que faço
dá uma entrada aqui: http://flic.kr/ps/2uAne6

Para contato de trabalho ou pra trocar uma ideia a respeito de arte: www.facebook.com/wendell.narkedmi ou  h.wendell.araujo@gmail.com


LAGG - Se inspira ai e faz uns rabiscos do que o Loco A Go Go representa pra você.....
aposto que vai ficar demais!!

E aqui o BIG Gift que o Wendell criou/enviou para o Loco A Go Go...pirem comigo!!!


AHHHHH Insano!!
Cada vez mais fico alucinado com essa serie dos ilustradores. E voces? Mandem opiniões, sugestões e se conhecem os são artistas urbanos e undergrounds....entrem em contato, quem sabe não rola sua entrevista também. E continue ligado pois logo mais voltamos com outros mestre das artes...


















Nenhum comentário:

Postar um comentário