sábado, 22 de novembro de 2014

Serie: Ilustradores Made In Brasil - Kaky Z.

Esse é um projeto do Loco A Go Go que tem como objetivo dar espaço e expor um pouco a pessoa e os trabalhos de ilustradores nacionais que atuam no underground... e aqui cabe uma breve explicação: Todas início parecido, afinal nem todos leram todos as matérias dessa série e na sequencia uma entrevista e nesse meio todo o trabalho desses heróis!!!
E hoje vamos conhecer Kaky Z.

Ilustradores do Brasil Underground
Sempre fui apaixonado pelas imagens que povoaram minha vida underground. Foram cartazes de show, flyers, estampas dos shapes e adesivos de skate e surf, capas de discos (Lps e Cds), grafites, fanzines, quadrinhos alternativos (como a revista Animal) e qualquer outro lugar de tivesse um desenho que me fizesse parar por um momento.

Burton e Cyb por Ortiz/Segura


Conforme fui amadurecendo e também por que as informações foram ficam mais acessíveis comecei a saber quem eram alguns deles... COOP (as mulheres opulentas e perversas), Marco Almera (com seu estilo retro e parceira de algumas das minhas bandas alternativas prediletas e antes do retro virar hype!), Jim Phillips (Santa Cruz Skateboardings) e Vernon Courtland Johnson (quem não pirou nos shapes da Powell Peralta???) ditavam a moda street!! Ed Roth fez a geração dos 60/70 alucinar com o Rat Fink... aliás ainda faz até hoje.

Nos quadrinhos... Liberatore (Ranxerox), Max (Peter Punk), Ortiz e Segura (Burton e Cyb) e outros tantos mestres que nos alimentavam com suas ideias brilhantemente insanas! Bem poderia ficar um bom tempo citando minhas referências, mas hoje a ideia é falar de ilustradores BRASILEIROS. Esses gringos mesmo trabalhando pelo circuito underground, tem uma visibilidade muito grande e um grande número de fãs.

Os caras têm sites, fazem camisetas, livros, disponibilizam seus originais, sketchs, serigrafias pra venda, ou seja, existe uma cultura desse tipo de arte e consequentemente a chance deles viverem dos desenhos sem ter de ter outros trampos onde não façam o que realmente gostam. E eles mais do que merecem isso, pois são brilhantes. 

Burton e Cyb por Ortiz/Segura



Mas e aqui no Brasil ???? É possível viver de arte para o mercado e público underground? Comecei pesquisando um pouco o público e a maioria nem sabe quem são os autores dos trabalhos que eles sabendo ou não, admiram dia a dia... Assim, escalei alguns amigos/ilustradores pra contarem o lado deles. Vamos dividir matérias individuais pra vocês curtirem bem essas pessoas incríveis e seus trabalhos, mais incríveis ainda... São eles: Daniel ETE, Ricardo Machado, e Guilherme Borgomoni. Fiquem ai viajando nessa ideia uns dois dias...e rapidão, a primeira entrevista foi ao ar... e como uma coisa leva a outra quanto mais pesquisava, mais descobria novos heróis pouco lembrados... mas tamos aqui pra mudar esse status e dessa vez jogaremos nossas luzes sobre Kaky Z. , ai vai!!

Kaky Z. Foto: Flavio Loco Ferraz


LAGG- Por favor, apresente-se pros leitores do Loco A Go Go. Nome, apelido e o que são e/ou fazem além de desenhar.
Kaky Z.- Oi, sou Luis Oscar F. Zimermann conhecido como Kaky Z. sou tatuador, ilustrador, artista plástico, designer gráfico e dublê de musico.


LAGG- O que levou você a desenhar?
Kaky Z.- Na verdade não sei, faço isso desde os 2 anos de idade, acho mais fácil desenhar do que trabalhar em outras áreas.


LAGG- Quando e como seus desenhos/ilustrações passaram de hobby para trabalho?
Kaky Z.- Bom, com 13 anos comecei a vender camisetas pintadas a mão, customizava tênis, camisetas, calças.... na verdade a palavra customizar é uma coisa recente aqui, antes era só pintura mesmo. Aos 15 já fazia trabalho pra agencia de propaganda.

Dragão by Kaky Z.



LAGG- Como foi a decisão de sair do padrão normal de todo desenhista iniciante? Tipo deixar de lado copiar os HQ e sair pras coisas bizarras, monstros, caveiras, ou seja, lá o que você desenhe?
Kaky Z.- Nunca fui muito de desenhar quadrinho, fiz alguma coisa como passatempo mesmo. Acabei indo pra propaganda muito cedo.


LAGG- Quais suas os ilustradores que te influenciam (gringos e brasileiros)?
Kaky Z.- Angeli, Moebius, Ed "Big Daddy" Roth, Coop, Pizz, Almera, Robert Willians, nossa, são muitos.


LAGG- Quais técnicas você mais gosta e usa?
Kaky Z.- Não uso uma técnica pura, sempre acabo misturando materiais e técnicas, to sempre procurando algo novo.


LAGG- Sua arte te sustenta financeiramente?
Kaky Z.- Sim, a vida toda, vivo do que produzo.


Devil Car by Kaky Z.

LAGG- Cite as que você mais gostou de fazer e as com o melhor resultado.
Kaky Z.- Meu foco é tatuagem, mas adoro pintar guitarras, tenho muita liberdade em faze-las.


LAGG- Você trampa muito na brodagem? Ou seja faz desenhos de graças pros amigos) Como você encara isso?
Kaky Z.- Puts, faço muito na brodagem, mesmo sem querer, porque acabam não pagando... hehehehe, tem gente que eu tenho o prazer de fazer, mas eu vivo disso e não posso fazer pra todo mundo, é uma questão complicada e delicada.

LAGG- Quais obras suas estão por ai no underground e a galera nem faz ideia?
Kaky Z.- Já criei grafismo de carro pra stock car, artes pra Natural Wood (Classic Longboards), Guitarras Tagima, N. Zaganin Custom Shop (guitarras), Cartazes de shows, capas de CDs de amigos, desenhos pro anuário de formula 1 e por ai vai.

Guitarras Tagima por Kaky Z.

Guitarras Tagima por Kaky Z.


LAGG- Acha que o mercado tem mais espaço pros ilustradores?
Kaky Z.- Hoje a maioria das ilustrações são digitais, eu sou orgânico, nado contra o fluxo, não sei bem como está o mercado digital, mas de certa forma ta ficando saturado, como tudo.


LAGG- Como você se compara aos ilustradores gringos (como base pode usar alguns dos que citei no começo da matéria)?
Kaky Z.- Eu acho que a grande diferença é que eles ganham mais do que eu... Sempre acho que estou no país errado, la na gringa, os caras fazem pôsteres, adesivos, camisetas e vendem, tem público pra isso, aqui é uma minoria que curte, valorizam muito o que vem de fora.


LAGG- Acredita que as linhas de negócios como as utilizadas lá fora (Livros, Camisetas, Vendas de obras e cópias, bonecos...podem dar certo no Brasil?
Kaky Z.- Aqui ainda ta engatinhando em muitos aspectos, não consumimos arte, como eu disse, poucas pessoas gostam, e geralmente só achamos produtos gringos, porque sai caro produzir no Brasil.


LAGG- Como fico fuçando muito, vi que existe um caminho que muita gente está usando no mercado externo. O de pôsteres fictícios. Explico desenham pôsteres de shows de bandas badaladas mas que nunca fizeram esses shows, um artificio pra venderem seu material.... vocês fariam isso?
Kaky Z.- Claro, adoraria criar pôsteres das bandas que curto...


LAGG- O fim do uso de pôsteres nas ruas (em SP temos o “cidade limpa”), divulgação de eventos hoje ser fortemente feita por mídias digitais, minando a distribuição de flyers e por fim material de divulgação pobre (ex.: um pôster digital feito com os dados do evento em cima de uma foto qualquer) desanima a continuar com seu trabalho?
Kaky Z.- Ja fiz muito flyer pra casa noturna nos anos 80, não curto muito essa divulgação digital, mas é o caminho que estão seguindo, eu gosto da coisa impressa, de você pegar com a mão, colecionar, essas coisas.

LAGG- O que poderia ser feito pra melhorar a penetração do trabalho dos ilustradores em meio aos consumidores e/ou público em geral?
Kaky Z.- Mudar a cabeça dos diretores de arte, um bando de bunda moles que fazem tudo igual, acompanho revistas desse segmento e dou risada com um bando de moleques querendo ser moderninhos e uns copiando o outro. Vão estudar de verdade....

Kaky Z. (Foto: Site Kaky Z. Custom Art)


LAGG- Que planos de futuro você tem?
Kaky Z.- Morar na praia, surfar de longboard, escrever um livro à beira de uma piscina usando camisa Havaiana e bermuda branca...

LAGG- Por favor sinta-se à vontade pra deixar um recado, desabafo ou qualquer outra coisa que queira...
Kaky Z.- Procure sempre um tatuador experiente!
Corram atrás de seus sonhos, pode ser difícil, mas não é impossível.

É, é uma loucura geral...aqui tem de tatuar, desenhar, criar, equilibrar os pratos todos e principalmente suar a camisa pra sobreviver...
Então se você curtiu o trabalho e o papo do Kaky, aqui temos todos os contatos com o Homem!!
Facebook: Kaky Z. Studios
Endereço do Studio: R. Donato Luongo 224
Fones: 11-947349037/ ID 122*97572/ 11-98134-6626
pelo menos sua tatto estará em boas mãos.. e/ou ou seu logo, capa de disco ou sei lá que tipo de arte... mas sei que pode pisar fundo por que o cara domina...


Aguarde em breve....mais uma matéria dessa serie que espero não tenha fim...








Nenhum comentário:

Postar um comentário